Conheça os principais fatores que aumentam o risco de cancro do endométrio

2019-08-13

Conheça os principais fatores que aumentam o risco de cancro do endométrio

Os principais fatores que aumentam o risco de cancro do endométrio são os seguintes:

Alterações no equilíbrio das hormonas femininas: Os ovários geram duas das principais hormonas femininas: estrogénio e progesterona. Flutuações nos valores destas hormonas causam alterações no endométrio. Seja, uma doença ou condição que aumente a quantidade de estrogénio mas não o nível de progesterona, assim como tomar hormonas que contenham estrogénio após a menopausa, entre outras razões, pode aumentar o risco do endométrio

Anos de menstruação: Começar a menstruação antes dos 12 anos ou iniciar a menopausa tardiamente, aumenta o risco de cancro do endométrio. De forma sucinta, quanto mais períodos a mulher tiver, mais exposição o endométrio terá ao estrogénio.

Nunca ter engravidado: Se nunca engravidou, o risco de cancro do endométrio é mais elevado do que alguém que tenha tido, pelo menos, uma gravidez.

Idade: Conforme o envelhecimento do corpo, maior é o risco de cancro do endométrio, ocorrendo mais frequentemente após a menopausa.

Obesidade: A obesidade aumenta o risco de cancro do endométrio, pois o excesso de gordura corporal altera o equilíbrio de hormonas no corpo.

Tratamento hormonal para cancro da mama: A toma de hormonas tamoxifeno para o tratamento do cancro da mama aumenta o risco de cancro do endométrio. Aconselha-se a que este tema seja discutido com o seu médico, pois para a maioria, os benefícios do tamoxifeno superam o pequeno risco de cancro do endométrio.

Síndrome hereditária do cancro do colon: A síndrome de Lynch, ou HNPCC, caracteriza-se por ser uma situação de hereditariedade autossómica dominante com aparecimento precoce de cancro colorretal e também de outros cancros, nomeadamente do endométrio. Se a um membro da sua família tiver sido diagnosticado com a síndrome de Lynch, discuta o seu risco da síndrome genético com seu médico. Se lhe foi diagnosticada a síndrome de Lynch, pergunte ao seu médico quais os rastreios de cancro que deve realizar.

Voltar

Últimos Artigos

My Oncologia: Dr. João Casanova discute Abordagem Cirúrgica do Cancro do Ovário
Gânglio Sentinela no Cancro do Endométrio
Cancro da Vulva
Quais as principais vantagens da cirurgia ambulatória para o doente?
Conheça os principais fatores que aumentam o risco de cancro do endométrio
O Interior: Médico guardense desenvolve cirurgia robótica
Terras da Beira: João Casanova satisfeito por estar a trabalhar na Fundação Champalimaud
A Guarda: Entrevista ao Dr. João Casanova
TVI: Cancros ginecológicos têm resposta na Fundação Champalimaud
AXR Newsletter: Our unforgettable fellows
Colaborei em várias Publicações Científicas Ver Publicações