Dr. João Casanova

Logo durante a Faculdade de Medicina, soube que a minha vida como médico iria passar pela Oncologia, independentemente da área em que posteriormente me iria especializar. Assim, já durante o internato de Ginecologia e Obstetrícia, a minha formação foi orientada para a Ginecologia Oncológica.

Cerca de um ano após concluir a especialidade, fui seleccionado para o mais conceituado programa de sub-especialização do mundo em Ginecologia Oncológica, no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (MSKCC) em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA).

O MSKCC é a única instituição nos EUA que oferece a possibilidade de formação em Ginecologia Oncológica para médicos formados fora dos EUA. Fui seleccionado entre cerca de 30 candidatos de todo o mundo, tornando-me assim o primeiro português a ter esta oportunidade.

Para poder exercer Medicina nos EUA, tive que previamente passar um conjunto de exames (vulgarmente designados por USMLE) que são realizados também pelos médicos americanos quando terminam a faculdade.


Dr. João Casanova

Memorial Sloan-Kettering Cancer Center

Iniciei esta aventura em Julho de 2015 e terminei em Julho de 2017. Durante estes dois anos realizei cerca de 650 cirurgias, maioritariamente em doentes com cancro ginecológico, isto é, cancro do endométrio, colo do útero, ovário e vulva. Foram dois anos extraordinários onde tive a oportunidade de aprender com os melhores cirurgiões do mundo, participando também em projectos de investigação e na publicação de artigos científicos.

Resultante da minha experiência no MSKCC, na minha prática clínica actual, ofereço sempre que está indicado, cirurgia minimamente invasiva às minhas doentes. Tenho um interesse particular na cirurgia robótica no cancro do endométrio e nos estádios iniciais do cancro do ovário. Esta técnica está associada a menos complicações para os doentes, mantendo os “resultados oncológicos”.

Um dos cancro ginecológicos mais complexos é o cancro do ovário. Geralmente surge em estádios avançados e é uma situação que exige cuidados clínicos especiais e uma abordagem multidisciplinar. A cirurgia radical nos estádios avançados do cancro do ovário foi um dos pilares da minha formação no MSKCC. O objectivo desta cirurgia, quando indicada, deve ser a remoção de toda a doença visível, o que exige por vezes a ressecção de vários orgãos e a abordagem dos vários quadrantes do abdómen. São intervenções complexas e que devem ser realizadas por equipas com experiência nestes procedimentos cirúrgicos radicais.


Memorial Sloan-Kettering Cancer Center

Fundação Champalimaud

A Fundação Champalimaud, onde exerço a minha actividade clínica, é uma instituição com muito prestígio, tanto em Portugal como no Mundo e que dispõe de excelentes meios técnicos e humanos para a prestação de cuidados muitos diferenciados em doentes com cancro Ginecológico (temos disponível a mais recente plataforma cirúrgica robótica).

Para além da minha actividade na Unidade de Ginecologia, sou ainda coordenador do Programa de Recuperação Avançada da Fundação Champalimaud (programa transversal a algumas especialidades cirúrgicas, que visa uma reocupação mais rápida dos doentes submetidos a vários tipos de cirurgias).


Fundação Champalimaud

Investigação e Certificação

Como cirurgião académico, a investigação clínica faz parte da minha actividade diária e publiquei vários artigos em revistas médicas internacionais. Fiz inúmeras apresentações em congressos e sou frequentemente convidado como palestrante em reuniões/congressos nacionais e internacionais.

Para além da minha actividade clínica e científica, sou certificado como Ginecologista Oncológico pela SGO (Society of Gynecologic Oncology, EUA), ESGO (European Society of Gynaecological Oncology, Europa) e pela IGCS (International Gynecologic Cancer Society), da qual sou membro do Comité de Educação Online.

Faculdade de Medicina: Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Internato: Ginecologia e Obstetrícia, Maternidade de Júlio Dinis / Centro Hospitalar do Porto
Fellowships: Cirurgia Laparoscópica, Centre Internationale de Chirurgie Endoscopique, Clermont-Ferrand, França (2011); Ginecologia Minimamente Invasiva, Chang Gung Memorial Hospital, Linkou, Taiwan (2012)
Fellowship em Ginecologia Oncológica: Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, Nova Iorque, EUA (2015-2017)
Línguas faladas: Português, Inglês, Espanhol e Francês


Investigação e Certificação