Cancro da Vulva

2019-09-17

Cancro da Vulva

O cancro da vulva é um tipo de cancro que ocorre na parte externa dos órgãos genitais femininos. A vulva é a parte externa do nosso sistema genital.

Geralmente, o aparecimento do cancro da vulva surge através de um nódulo ou ferida, causando comichão persistente, ardor ou sangramento permanente. Embora possa ocorrer em qualquer idade, o aparecimento do cancro da vulva é mais comum em doentes a partir dos 65 anos.

O tratamento envolve, geralmente, uma cirurgia de modo a remover o tecido cancerígeno, sendo que em casos particulares é exigida a remoção de toda a vulva.

Quando ocorre um diagnóstico precoce, a probabilidade de cirurgia diminui. Como tal, aconselha-se a que seja feito um acompanhamento médico contínuo.

Sintomas:

- Comichão persistente na vulva;
- Dor, inflamação e sensibilidade;
- Sangramento anormal;
- Alterações na pele, como alterações de cor;
- Nódulo, inchaços, verrugas ou feridas abertas (úlceras).

Causas:

No geral, os médicos sabem que o cancro começa quando uma célula desenvolve mutações no seu ADN. As mutações permitem que a célula cresça e se divida rapidamente. Este tipo de células continuam a viver, enquanto as chamadas células normais morrem. As células acumuladas formam um tumor que pode ser cancerígeno, invadindo tecidos próximos e espalhando-se para outras partes do corpo.

Tipos de cancro da vulva:

O tipo de célula na qual o cancro da vulva se inicia ajuda o médico a planear o melhor tratamento para a doente. Os tipos mais comuns de cancro da vulva são:
- Carcinoma de Células Escamosas: Tipo de cancro que se inicia nas células do mesmo nome, escamosas, e que compõem o revestimento epitelial da vagina. Se não forem tratadas, podem-se disseminar para os tecidos mais próximos e outras partes do corpo. De notar que a grande maioria dos cancros da vulva são carcinomas de células escamosas.
- Melanoma da vulva: Os melanomas da vulva ocorrem nas células produtoras de pigmentação na zona da vulva. Muitas vezes, o primeiro sinal de melanoma é uma mudança no tamanho, forma ou cor de uma pinta ou mancha já existente.

Voltar

Últimos Artigos

My Oncologia: Dr. João Casanova discute Abordagem Cirúrgica do Cancro do Ovário
Gânglio Sentinela no Cancro do Endométrio
Cancro da Vulva
Quais as principais vantagens da cirurgia ambulatória para o doente?
Conheça os principais fatores que aumentam o risco de cancro do endométrio
O Interior: Médico guardense desenvolve cirurgia robótica
Terras da Beira: João Casanova satisfeito por estar a trabalhar na Fundação Champalimaud
A Guarda: Entrevista ao Dr. João Casanova
TVI: Cancros ginecológicos têm resposta na Fundação Champalimaud
AXR Newsletter: Our unforgettable fellows
Colaborei em várias Publicações Científicas Ver Publicações